SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Sustentabilidade Social fundamenta-se num conjunto de ações as quais visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações terão como objetivo diminuir as desigualdades sociais, promover os direitos do cidadão e garantir o seu acesso aos serviços básicos, essenciais, à realização das suas necessidades bio-psico-sociais, de forma a que tenham efetivo acesso à Cidadania ativa e participativa.
Importância da Sustentabilidade
As ações sustentáveis socialmente consideradas, não são relevantes apenas e somente para o cidadão em situação de vulnerabilidade social. Quando colocadas em prática, detêm a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade envolvente.
Qual o papel da ACARPS na sustentabilidade social?
Podemo-la analisar em duas faces distintas, mas complementares:
- A Intervenção Comunitária que possibilitará identificar situações-problema, o que permitirá, por sua vez, diminuir o agravamento de patologias psíquicas sem acompanhamento estruturado ou, até mesmo, sinalizar patologias ainda não diagnosticadas.
Como a Acarps desenvolve a sua Intervenção Comunitária?
. através do seu gabinete de atendimento social, dirigido à comunidade local
. através da distribuição de cabazes alimentares a famílias em situação de carência social
. por meio de divulgação e publicitação, quer pelas redes sociais quer por outros meios similares
. no decorrer de iniciativas culturais desenvolvidas pela instituição
- Intervenção Institucional Direta com o doente psiquiátrico, a qual se consubstancia na sua valência - FSO (Fórum Sócio Ocupacional) e nas atividades desenvolvidas, assentes na sua própria Missão e Valores.
Em suma, e de forma a alicerçar a ligação da instituição, seja com o doente psiquiátrico, seja a sua família ou ainda a comunidade envolvente, em qualquer uma das perspetivas de ação, procura-se diminuir as desigualdades sociais, nomeadamente derivadas de qualquer perturbação psicossocial e psiquiátrica, melhorando e orientando o cidadão nos seus direitos universais e pessoais.
Procura-se ainda, e de forma perseverante, promover o auto-conceito, autoestima e autonomia, combatendo por isso o isolamento e a solidão consequente, e ainda a fragilidade social suscetível de originar patologias psicossociais.