A NOSSA HISTÓRIA


A ACARPS (Associação Comunitária da Amadora para a Reabilitação Psicossocial) é uma IPSS de âmbito nacional, com intervenção na área  da saúde mental. 

Foi fundada em 1991 por uma médica psiquiatra e um grupo de familiares de doentes do foro psiquiátrico, residentes na Amadora, mantendo até hoje a sua sede naquele concelho, local onde surgiu e foram registados os primeiros estatutos. A ACARPS, foi aliás a primeira instituição a surgir e a intervir no campo da doença mental naquele concelho. 

Aquando da sua constituição, teve como sede a residência particular de uma enfermeira, também ela co-fundadora da associação.

A sua primeira sede pública, contou com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, entidade que viria a ceder as primeiras instalações provisórias, localizadas na antiga freguesia da Buraca (atual freguesia da Águas Livres).

Em 1998 o Instituto de Solidariedade Social e o Ministério da Saúde assumiram a tutela da Associação, mediante Acordo de Cooperação e apoio financiamento.

A sua evolução pauta-se por uma constante luta em prol dos direitos e qualidade de vida dos seus utentes.

Após a sua longa permanência na freguesia da Buraca, a CMA, não vê renovado o seu contrato de arrendamento com o proprietário das instalações então cedidas à associação, pelo que esta e sem apoios de qualquer outra entidade, no ano de 2011 foi arrendou um novo espaço, de tipologia de open space, na zona de Alfragide. Contudo, este espaço tinha um caracter, igualmente, temporário, atendendo às exigências da nova lei da saúde mental e a necessária adequação dos equipamentos sociais à mesma.

No ano de 2018 a ACARPS arrendou então um novo espaço, agora de caracter definitivo, o qual foi remodelado e devidamente adequado às novas exigências da lei e aprovado quer pela segurança social, ministério da saúde e equipa de saúde publica local.

Em 2020 concretizou-se a mudança  definitiva para o novo espaço, o qual dispõe de gabinetes de atendimento, refeitório, sala polivalente (com capacidade para espaço de convívio, trabalho oficinal e informática). As novas instalações dispõem ainda de um balneário, o que veio possibilitar, a muitos utentes realizarem a sua higiene diária, situação que até então não era possível. As novas instalações estão situadas na freguesia de Alfragide, em zona de fácil acesso.

Com o inicio da pandemia, coincidente com a mudança de instalações, as a reorganização embora difícil obrigou os Corpos Sociais e Equipa Técnica a uma nova logística. Domiciliaram-se os serviços e conseguiu-se ainda criar um pequeno gabinete médico (sala Covid) o qual hoje serve de apoio à gestão terapêutica diária dos utentes.

Novos desafios e um novo futuro no horizonte, algo do qual nos congratulamos em benefício dos nossos utentes e suas famílias.



Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora